terça-feira, 8 de novembro de 2011

Levando a sério - parte 1

Às vezes eu tenho a impressão de que, quando falo em certos assuntos, as pessoas não me levam a sério.

Não aqui. Não tenho esse problema no blog. Aliás, não tenho esse problema por escrito. Penso que é muito mais fácil levar uma pessoa a sério por escrito do que pessoalmente. Ainda mais eu, cheia de inseguranças e medo de falar em público e bla bla bla.

Mas enfim. Esse post é destinado para aquelas pessoas que não levam a sério certas coisas que eu falo, não por maldade, mas simplesmente porque não entendem os significados dessas coisas para mim. E que elas são realmente SÉRIAS.

Essas pessoas geralmente não lêem o meu blog, creio eu... mas não custa tentar!

Vou me direcionar para dois assuntos que, quando menciono, as pessoas me dirigem "aquele" olhar: HANSON e FANFICTIONS.

Esse post acabou ficando maior do que eu queria, então vou separá-lo em dois posts e falar de uma coisa em cada um.

Vamos aproveitar que faz dois dias apenas que fui no show e começar por HANSON.

Hoje resolvi começar com uma abordagem diferente, mais imagética do que só por texto (isso significa que será o primeiro post com fotos, YAY!). Acho que traduz bem o que eu quero passar.

O que vem na cabeça das pessoas quando eu falo em Hanson:



A que eu estou realmente me referindo quando eu falo em Hanson:



Ok. Colocada a diferença assim parece um tanto chocante, né? Geralmente o pensamento mais comum é "Hanson? Aqueles loirinhos de MMMbop? Eles ainda EXISTEM?"

E a resposta é SIM, eles EXISTEM, e vou dizer que pra mim existem muito mais do que muita gente. E mais, eles ainda tocam, ainda fazem música, continuam tocando juntos (e unidos) e evoluíram muito mais nesses 14 anos de estrada do que muitas bandas que conheço.

Quando eu falo que eu gosto de Hanson, que eu fui ao show dos Hanson, eu estou falando sério. Hanson para mim não é só uma banda bonitinha de músicas legaizinhas. As músicas deles falam comigo como se tocassem na alma e traduzissem sentimentos. E eu sei que elas são realmente sinceras, porque esses rapazes aí não quiseram sucumbir à imposição da mídia. Quando a gravadora recusava música atrás de música porque não era o que eles procuravam, eles romperam o contratato e criaram a própria gravadora, lançaram o CD e fizeram turnê. Ou seja, a gravadora realmente não compreendia as músicas dele, não enxergava o quão bons eles são.

Mas há um preço em ser independente. Você não deve ter ouvido eles nas rádios, né? Pois é. Por isso que você não tem ouvido falar deles.

Ahá! Então quer dizer que eles não fazem mais sucesso. E você é só mais uma fã insistente que continua desesperadamente procurando sobre eles em cantos obscuros da internet.

PÉÉÉ! 

Errado. Eles são a banda indie com mais sucesso nos EUA e continuam lançando álbuns e fazendo shows (o último aqui em São Paulo encheu bem mais que o esperado).

E uma vez entendido isso, não assuma que você sabe do que estou falando se tudo o que vem na sua cabeça quando falo neles são três garotinhos loirinhos cantando um pop animadinho e sem significado. As músicas deles são incrivelmente carregadas de sentimentos, e sentimentos reais.

Eu imagino que as pessoas não vão ter paciência pra ficar vendo clipes, mas se você quiser entender a diferença e a evolução da banda nesses anos, peço para ouvir (nem que seja um trecho de cada) MMMBop (pra recordar!), de 97, e depois comparar com o vídeo de baixo, uma música do álbum novo que eles lançaram esse ano, Shout it Out.

MMMBop (1997)


Ah! Pra quem ainda não aprendeu, é:
MMMbop, ba du ba dop ba du bop, 
ba du ba dop ba du bop, 
badu ba dop ba du (yeah, yeah!)

And I Waited (2011)


Só pra constar, quem canta essa é o Zac (baterista, mais novo dos 3).


E aqui termino a primeira parte das coisas sérias. (:

Um comentário:

  1. Oi, Mari! É Fabinho do NFF. *acena com a mão*

    Olha, não sei de que lado dessas pessoas que voce citou eu fico, pois sei que os Hanson (que eu adorava quando a mídia deixava eles chegarem até mim) continuaram seguindo na carreira e, melhor ainda, juntos!!

    Só não imaginava que eles continuavam tendo esse sucesso todo, mesmo fora do grande circuito.

    Mas tá aí o youtube e os programas e sites de downloads para continuarmos apreciando, né?

    Quando tiver um tempinho, vou procurar mais deles.

    Amei o seu texto.

    Beijão!!

    ResponderExcluir