terça-feira, 8 de novembro de 2011

Levando a sério - parte 2 (fanfictions)

Continuando com os assuntos sérios!

Caso você não tenha visto o post anterior, uma pequena explicação: estou falando sobre assuntos que são muito sérios para mim, mas que geralmente não são levados com a mesma consideração por outras pessoas.

Quando falo para alguém que eu escrevo FANFICTIONS, as pessoas me lançam aquele olhar de rabo de olho como quem diz "Ah, você é dessas." Isso quando a pessoa sabe o significado do termo, claro.

Mas dessas quem?

Vamos começar do começo! O termo "fanfiction" quer dizer, numa tradução literal, "ficção de fã", e é empregado para se referir a histórias feitas por fãs a partir de histórias já existentes (livros, filmes, desenhos, jogos, quadrinhos, séries, novelas, pessoas reais, etc). Praticamente TUDO pode virar fanfiction.

"Mas peraí!", diz você. "Eu já sei de tudo isso! Fanfictions são aquelas histórias escritas por fãs que não estão contentes com o final desse livro ou daquela série, e querem fazer a história do seu jeito! E escrevem tudo que eles gostariam que acontecesse e não aconteceu."

Falar que eu sou "dessas" seria então dizer que sou uma "dessas pessoas que criam um universo paralelo controlado por elas para que possam fugir da realidade, alimentando suas fantasias com personagens imaginários".

E é isso que pessoas que escrevem fanfictions fazem.

Certo?

Errado!

Eu não sei o que vem na cabeça das pessoas quando eu falo em fanfiction (se é que vem alguma coisa), então não conseguiria fazer uma comparação objetiva como fiz no post anterior, do tipo "Olha, vocês pensam isso, mas na verdade é aquilo".

Acho que a primeira coisa que precisa ficar clara é que fanfiction é, ou melhor, pode ser literatura. Digo "pode ser" porque sei que por aí há bastante gente que se enquadra exatamente no "alimentando suas fantasias com personagens imaginários", escrevendo nada mais e nada menos do que aquilo que eles gostariam que acontecesse com eles, e em geral a qualidade desse tipo de trabalho é bem fraca. Não me atreveria a dizer que eles são maioria, pois a minha base é um fórum que participo e lá a maioria, pelo que vejo, não é "desses". Mas também não posso afirmar com certeza que são minoria. Voltemos!

Certo, se fanfic não serve para você modificar as histórias já existentes ao seu bel-prazer, pra que serve então? Ou, reformulando melhor a pergunta, por que você escreve fanfictions?

Essa é uma pergunta que posso responder apenas em meu nome. Mas, de acordo com alguns textos que tenho lido, me atreveria a dizer que é um sentimento compartilhado por várias pessoas.

Eu escrevo fanfictions porque aquela história específica provocou alguma inquietação em mim, não simplesmente um "gosto de quero mais", mas uma vontade de ir mais fundo naquele universo, de explorar mais esse ou aquele personagens e experimentar, abrir seu leque de emoções. Como ele reagiria nessa ou naquela situação? Será que eu compreendi realmente o personagem e a história?

Isso tudo é culpa dos universos maravilhosos e personagens apaixonantes criados pelos escritores, roteiristas, diretores, criadores de desenhos e quadrinhos.

Certo, e se é tão legal e tão mágico por que você não vai lá e cria seus próprios personagens e suas próprias histórias?

Bem, aí é que está. Eu tenho meus personagens e minhas histórias. Mas gosto de escrever fanfictions porque gosto de explorar esses outros universos e personagens, já criados, que me encantam. E ao escrever me deixo levar por suas emoções, como se eles estivessem escrevendo a história e não eu - os personagens não precisam ser meus para que isso aconteça. Por isso, digo e repito que escrever fanfiction não é simplesmente escrever aquilo que você gostaria que acontecesse. Os personagens também têm a sua voz.

E devo dizer que, para aqueles que almejam um dia escrever suas próprias histórias, ou mesmo para aqueles que já escrevem, é um ótimo exercício. Criar personagens consistentes do zero é realmente muito difícil, ainda mais se tiver que inseri-los em um universo também criado. Trabalhar personagens já existentes e desenvolver suas emoções e ações em diferentes cenários pode ser um ótimo treino antes de se aventurar no novo.

Bem, acho que posso encerrar por aqui. Se por acaso ficou curioso(a) em relação ao que eu escrevo, uma das minhas fanfictions pode ser lida aqui. Se já leu até aqui, não custa dar uma espiadinha, né?

E aí, levou a sério, agora? ;)

(Gostou? Interessou? Para saber mais: FanFiction.net. E esse é o fórum de que participohttp://s1.zetaboards.com/Need_for_Fic/index/ )

Um comentário:

  1. Que preciosidade o seu texto, Mary!!

    Expôs tudo o que os escritores sérios de fanfictions têm a falar, em vez de só ficar escutando o que os outros nem sabem do que estão dizendo.

    Também sempre discordei que fanfics são para quem está insatisfeito com a história original da qual se alimentam.

    Muito pelo contrário: se eu não gostei daquele filme/livro/quadrinho/desenho animado/seriado/novela/etc., eu simplesmente paro de acompanhá-lo -- e, se faço fanfics de outras histórias, isso quer dizer que ela me encantou, que me apaixonei por ela e que curti MUITO!!!

    Assim, como voce mesma disse, procuro "apenas" explorar mais os personagens, os cenários e as situações, colocando-os em outras perspectivas ou indo mais afundo em determinadas questões, como "exercícios de criatividade", ensaios para os meus tão sonhados livros de ficção que sonho em escrever.

    Um beijão para você e sucesso sempre com o seu blog!!

    P.S.: Aqui é Fabinho do NFF, de novo. xD

    ResponderExcluir