quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Era pra ser sobre outra coisa...

Eu estava pensando em como eu gostaria de escrever isso. E então eu pensei: "Por que não?" Afinal, eu não tenho nenhum compromisso urgente, nenhum trabalho pra entregar logo ou filme pra produzir (milagre). Então acho que é melhor eu aproveitar esse tempo e acabar com isso logo antes que esse ócio me seja tirado.

Ok, eu deveria ser responsável e adiantar as coisas. Mas eu também preciso disso... e de qualquer jeito eu comprei um diário que não tivesse datas já separadas nem limite de folhas por dia - para justamente poder escrever quando quiser e quanto quiser, o que vier à cabeça.

E acredito que a função desse blog seja a mesma.

E se eu quero tanto escrever isso, por que não sei por onde começar...? Estava lendo uma comunidade sobre ficwritters do http://fanfiction.net/, e havia um tópico bem mal-criado (ou malcriado?) de um leitor que não admitia que os escritores ficassem mais de um mês sem atualizar a fic. Mas porra, ele só fala isso porque ele não escreve. E me dá uma raiva das pessoas que postam o seguinte:

"ahh o maximo que eu fikei sem postar nd foi uma semanah hihihih"

Ok, eu fui para o extremo. Vou tentar reproduzir o melhor tipo de escrita dessas pessoas.

"O maximo que eu fiquei sem postar foi uma semana u.u"

Assim, sem acento, e com o emoticon de olhinhos fechados, para parecer uma pessoa séria.

Quando você quer falar sério na internet você não usa emoticons.

E as tão faladas fanfictions que são atualizadas semanalmente e recebem várias reviews de leitores primários/iniciantes/pré-adolescentes são mais ou menos escritas assim:

"Ambos se encontravam com as faces coradas agora que se separavam do beijo, e seus corpos se encontravam agora um em cima do outro."

Não. Simplesmente não. Me dá uma impressão de que a pessoa vai escrevendo o que dá na telha, só pra preencher o espaço e chegar onde ela queria, e não deixar a história levar aonde quer que seja. Tudo bem, todos nós escritores temos um objetivo ao escrever uma história. Mas tem uma hora que a inspirção começa a conduzir sozinha a história, e é nessas horas que saem coisas realmente boas, e a mágica acontece.

O que eu penso das pessoas que escrevem daquele jeito e se gabam de atualizar suas fics em pouco tempo, é que não sabem se deixar levar pela inspiração. Que depois de tanto escrever, até conseguiram alcançar um bom português - ortografia e gramática corretas, ainda que não uma boa formulação de frases - mas falta sentimento. Simplesmente falta sentimento. Walter Murch disse em "Um Piscar de Olhos" que a primeira coisa que você tem que se preocupar num corte do filme, é o nível de emoção - e só bem depois de uma lista de coisas, a continuidade (que seria como a gramática mais "certinha"). É a mesma coisa com as ficções literárias.

E outra, essas pessoas não conseguem sair do clichê. "Ambos se encontravam com as faces coradas (...)".

Assim parece que não estão saboreando cada palavra, cada expressão. Não fazem questão de que saia perfeito, ou acham que "burilar" demais as palavras é besteira, coisa de parnasiano.
Mas é por isso que conseguem atualizar em tão pouco tempo. Porque não são nem um pouquinho perfeccionistas.

Não quero me gabar, mas minhas fics sempre foram elogiadas. E em todas eu faço questão de garantir que o capítulo saia perfeito. E o que é perfeito para mim? Que ele seja só elogiado, que receba milhões de reviews? NÃO!

Perfeito para mim é fazer o melhor que eu poderia ter feito naquele determinado momento. Se eu tenho certeza de que aquilo é o melhor que eu consigo fazer, eu posto. Se não, eu vou ficar até conseguir tirar o melhor de mim.
E eu sei quando eu chego no meu melhor, porque tenho consciência de que aquele é o melhor naquele determinado momento. Sei que vou e procuro sempre melhorar. Mas não é por isso também que vou ficar em cima de um capítulo forever.

Só lêem e deixam reviews para aquelas fics "apressadas" (vamos chamá-las assim) aqueles que não se importam realmente com a forma - e que só querem ver um pouco de ação, de sexo, e que ainda não viram clichês o suficiente para estarem cansados deles (como eu).

Ou seja, são NOOBS.

Claro que todos n[os fomos noobs um dia. Então por que diabos esse discurso todo?!

Eu simplesmente não me conformo que as pessoas se gabem disso, achem que "escrevem bem", e que esse tipo de fic tenha mais reviews que as minhas. Prontofalei.

E isso porque eu ia escrever uma resenha séria, comparando O Vampiro Lestat e Freud. #FAIL

Acho que não sou muito concisa. E meio confusa, também. Desculpem por isso.

Beeijo!

2 comentários:

  1. Hey, Mary! Adorei o desabafo! XD Mas lembre-se que se você não apela pro clichê e pro sexo, vai realmente receber um feedback diferente de pessoas que ainda acham isso interessante, que parece ser o público majoritário desse tipo de literatura. Não desanime, Mary! Ah, e nunca li nada seu, me leve algo na facul, pode ser??

    =***

    ResponderExcluir
  2. Te compreendo muito bem. Às vezes tenho certa raiva de certas fanfics que recebem muitas reviews, por mais chula que a escrita da mesma possa parecer. Raiva? As odeio. Também odeio quando alguém que escreve histórias desse tipo vem comentar algo em minhas fanfics como: "Não gostei." Não gostou?! SÓ não gostou?! Não gostou de quê?! Mas acabo por não me descontrolar. Geralmente sou elogiada por pessoas que tem como base histórias ótimas, então levo em consideração ESSES elogios, ESSAS críticas. Gosto de deixar comentários com uma página ou mais, seja de críticas construtivas ou elogios. Acho que você não poderia estar mais certa. Ler isso realmente me fez sentir um pouco melhor. Aliás, quando disse que queria comparar Freud à O Vampiro Lestat, esbocei um sorriso. Peço que não desista de fazer esse post. O Vampiro Lestat realmente é um de meus livros preferidos e a mestra Anne Rice tem uma escrita que me inspira bastante.
    Parabéns pelo Blog, viu?
    Aliás, antes que se pergunte quem é essa estranha, gostaria de me identificar como Cahnove e te desejar Boas Vindas ao Need For Fic. Mais tarde pretendo responder teu comentário.
    Tens um português perfeito, parabéns.
    Tchaaaau.

    ResponderExcluir