segunda-feira, 14 de março de 2011

Como contar os sonhos

Senti vontade de escrever isso depois do post anterior. Acabei por descobrir uma coisa bem curiosa, enquanto o escrevia. Desculpe se eu parecer um tanto repetitiva, mas achei que era bom escrever tudo que pensei.

Quando a gente vai contar um sonho, nós contamos do jeito errado. Tentamos fazer com que ele siga uma linha de causa e efeito e tenha um sentido narrativo, coisa que os sonhos não têm. Eles não fazem sentido como fazem as coisas no mundo físico. Eles têm seu próprio sentido, um sentido que precisamos procurar. E como encontrá-lo?
Bem, onde estão os sonhos? Dentro da nossa mente, certo? Então, eles fazem sentido seguindo alguma associação de nossa mente, e cada um tem a sua... Assim como cada um tem os seus sonhos. O que precisamos fazer é encontrar o sentido daquele sonho para nós.
O que foi o mais importante, o que ficou daquele sonho pra você? Foi o fato de que aquela flor se transformou em um ventilador, ou o simples fato de que você estava morrendo de calor e aquele vento fresco lhe proporcionou uma sensação indescritível?
Para descrever o que aquele sonho significou pra você e descobrir enfim uma forma de comunicar seu sentido (porque ele existe) precisamos simplesmente separar o supérfluo do mais importante - e importante é aquilo que foi importante pra você no momento do sonho.
E não tentar seguir uma linha de causa e efeito ou contar o sonho como uma simples sucessão de acontecimentos ilógicos. Aí vai parecer que você está só contando uma história sem sentido, e as pessoas não vão entender como e porquê aquilo é importante pra você. Os sonhos fazem sentido sim, nós só precisamos saber encontrá-lo.

Um comentário:

  1. Esse post me fez lembrar de uma de nossas conversas.kkk
    Pra mim sonhos são complicados(começando com o fato de eu não sonhar muito).E quando acontece de eu ter um sonho,geralmente eles são tão absurdos (pra não dizer idiotas)que eu não me atento para lembrar direito deles.
    Mas penso que sonhos são reflexos de nosso eu,do nosso momento,sabe.Talvez ele tenham um significado espiritual,talvez,isso eu não saberia dizer.Mas que ele tem um sentido,isso tem,só resta descobrir,melhor,decifrar rs,qual.

    ResponderExcluir