segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Resenha: Reescrevendo Sonhos

Olá. Hoje estou aqui revivendo esse blog por uma boa causa. Terminei de ler um livro de uma amiga e aqui estou para falar um pouco, para quem estiver lendo, sobre como essa é uma história que todxs deveriam ler. Acho que estou um pouco enferrujada nessa coisa de escrever resenhas (e de blog também), mas prometo dar o meu melhor. <3
Vamos lá.

Livro: Reescrevendo Sonhos
Autora: Marcia Dantas

Em "Reescrevendo Sonhos", acompanhamos a história de Luciana, uma jovem escritora que passou por uma tragédia e agora luta para se recuperar e vencer um bloqueio de escrita provocado pelo trauma. Ela tem a ajuda de Bárbara, uma agente literária que aparece em sua vida de uma maneira inesperada, e tem ligações com os sonhos da escritora.
Logo nas primeiras páginas percebi que seria um livro difícil de largar, uma vez que se começa a ler. Mergulhamos na rotina de Luciana, e com a riqueza de detalhes que a autora nos proporciona, nos tornamos íntimos da personagem. Ela, assim como Bárbara, são extremamente reais e palpáveis. A tragédia que Luciana sofreu é mencionada desde o começo, e sabemos ser seu grande trauma. A curiosidade é grande no começo, pois a tragédia não é explicada. Mas ao acompanhar a rotina de Luciana, bem como sua ida à terapia, nos acostumamos com a ideia de que tudo tem seu tempo, e que tudo será revelado no momento certo.
A autora, aqui, sabe de fato como usar isso. Tudo é revelado em seu momento. No momento em que a história pede que seja revelado, será. E tudo vai caminhando para um mesmo ponto, quando os nós começam a se desatar e tudo começa a fazer sentido, a narrativa é concluída com maestria pela autora.
Leitura por puro entretenimento é bom, mas é ainda melhor quando esse entretenimento é acompanhado por algo importante, que acrescenta nas nossas vidas. E assim é com o livro de Marcia.
"Reescrevendo Sonhos" nos lembra que todos temos que passar por um processo para superar nossos traumas, que tudo tem seu tempo e tem um motivo, e que não devemos desistir ou nos deixar desmotivar diante das coisas que acontecem. Nos lembra que temos que ter nosso tempo de luto, que é importante, e também nossa recuperação. Que todos esses passos fazem parte da nossa trajetória. E, sobretudo, nos lembra para não desistir dos nossos sonhos - que podem ser continuamente reescritos.